Jogadores de videogame em greve por IA. Transformações inesperadas nos bastidores do gaming. Secrets por trás da greve dos atores de games. Surpreenda-se com os 5 impactos da greve dos gamers. Conheça as razões da greve dos performers de jogos.

Atores de jogos digitais entram em greve por causa da IA

Os atores da indústria de jogos digitais estão entrando em greve. Na quinta-feira, o sindicato que representa os intérpretes de voz e captura de movimentos anunciou que entrarão em greve após as negociações com as principais empresas de jogos digitais entrarem em colapso devido a preocupações com proteções contra a IA. A paralisação está programada para começar na sexta-feira.

Proteção contra o abuso da IA

A presidente do SAG-AFTRA (Sindicato dos Artistas de Televisão e Rádio dos Estados Unidos da América), Fran Drescher, afirmou em declaração que eles “não vão consentir com um contrato que permita que as empresas abusem da IA em detrimento de nossos membros”. Ela complementa que “o suficiente é o suficiente” e que a entidade estará pronta para negociar quando as empresas “levarem a sério a oferta de um acordo com o qual nossos membros possam viver – e trabalhar”. A disputa entre os membros do SAG-AFTRA e as principais empresas de jogos digitais em relação à IA tem se intensificado nos últimos meses.

Negociações e impasses

Jogadores de videogame em greve por IA.
Transformações inesperadas nos bastidores do gaming.
Secrets por trás da greve dos atores de games.
Surpreenda-se com os 5 impactos da greve dos gamers.
Conheça as razões da greve dos performers de jogos.
Source: wired.com

As negociações entre os dois lados começaram em outubro de 2022 e os membros votaram para autorizar uma greve em setembro de 2023. “Dezoito meses de negociações mostraram que nossos empregadores não estão interessados em proteções justas e razoáveis contra a IA, mas sim em exploração flagrante”, declarou Sarah Elmaleh, presidente da comissão de negociação do SAG para o Acordo de Mídia Interativa (IMA) que cobre os trabalhadores de jogos digitais.

Impactos na Comic-Con

Alguns membros do SAG-AFTRA estarão presentes na Comic-Con Internacional em San Diego para painéis e outras aparições. Eles ainda poderão cumprir suas obrigações neste fim de semana “dada a proximidade” do anúncio da greve com o evento, que vai até domingo. “Solidariedade”, postou Erika Ishii, atriz de voz de Dragon Age: The Veilguard, no X. “Nós cumpriremos os contratos na SDCC, mas depois disso, ficaremos firmes.”

Posição das empresas de jogos

Em comunicado à WIRED, Audrey Cooling, porta-voz das empresas de jogos digitais envolvidas nas negociações, disse que estão “decepcionados que o sindicato tenha escolhido se afastar quando estamos tão perto de um acordo” e que permanecem “prontos para retomar as negociações”. Ela afirma que a oferta da indústria “responde diretamente às preocupações do SAG-AFTRA e estende proteções significativas contra a IA, incluindo a exigência de consentimento e remuneração justa para todos os intérpretes que trabalham sob o IMA”.

Impactos da greve

A paralisação dos atores de jogos digitais pode ter um impacto significativo na indústria. A greve de 2022 em Hollywood reduziu drasticamente o número de intérpretes disponíveis para participar de eventos da Comic-Con, e essa nova greve pode ter um efeito similar. Isso demonstra o valor que os atores e suas interpretações têm para o desenvolvimento de jogos de sucesso.

Conclusão

A disputa entre o sindicato dos atores e as empresas de jogos digitais gira em torno da proteção contra o abuso da IA. Enquanto as empresas afirmam ter feito uma oferta que atende às preocupações do sindicato, o SAG-AFTRA acredita que os empregadores não estão interessados em proteções justas. Com a greve anunciada, a indústria de jogos digitais pode enfrentar sérios desafios, reforçando a importância dos artistas nesse mercado.

Principais aprendizados:

  • Proteção contra o abuso da IA – O sindicato dos atores se recusa a aceitar um contrato que permita que as empresas explorem a IA em detrimento dos interesses de seus membros.
  • Negociações e impasses – Após 18 meses de negociações, as partes não chegaram a um acordo, com o sindicato acusando as empresas de não demonstrarem interesse em proteções justas contra a IA.
  • Impactos da greve – A paralisação dos atores pode ter um efeito significativo na indústria de jogos, similar ao impacto da greve de 2022 em Hollywood, demonstrando o valor dos artistas para o desenvolvimento de jogos.

Leia mais: