Um ataque coordenado por um botnet malicioso deixou mais de 600 mil roteadores domésticos e de pequenos escritórios inutilizados, pertencentes a um provedor de internet específico.
Saiba maisO botnet do malware Chalubo comprometeu mais de 600 mil roteadores, deixando-os inoperantes.
Saiba maisOs modelos de roteadores afetados foram o ActionTec T3200, ActionTec T3260 e Sagemcom F5380, pertencentes a um único provedor de internet.
Saiba maisO Chalubo é um Remote Access Trojan (RAT) capaz de assumir o controle remoto dos dispositivos infectados e integrá-los a uma rede zumbi, ou botnet.
Saiba maisEntre os dias 25 e 27 de outubro, centenas de milhares de roteadores pararam de funcionar, com a luz de internet acendendo em vermelho sólido.
Saiba maisAparentemente, quase metade (49%) dos roteadores dessa operadora de internet foram afetados nesse ataque coordenado.
Saiba maisOs pesquisadores não conseguiram determinar como o Chalubo inicialmente infectou os roteadores, levantando a possibilidade de uma falha de segurança desconhecida ou senhas fracas.
Saiba maisFelizmente, o Chalubo não possui mecanismos de persistência, bastando reiniciar os roteadores fisicamente para removê-los do botnet.
Saiba maisEsse caso ressalta a importância de utilizar senhas fortes e únicas para todos os dispositivos conectados à internet, especialmente roteadores e equipamentos de rede.
Saiba maisConfira algumas dicas de como se proteger contra botnets na Kaspersky.
Saiba maisO ataque coordenado pelo botnet Chalubo foi um golpe devastador contra um provedor de internet, mas as motivações por trás dessa ação permanecem um mistério.
Saiba maisNão perca nenhuma informação sobre este conteúdo. Clique abaixo e veja a matéria completa.
Saiba maisAcompanhe tecnologia, conteúdo de notícias em nosso blog.
Saiba mais