Como a IA da Google Revoluciona a Experimentação de Roupas em 2024.

O Google está usando inteligência artificial para mostrar aos compradores como as roupas ficam em diferentes corpos. A nova ferramenta permite que os usuários vejam as peças vestidas por modelos variados, sem precisar de novas fotos.

3 Principais Takeaways:

  • O Google lançou uma nova ferramenta de IA que mostra como roupas se ajustam a diferentes tipos de corpo, sem a necessidade de tirar novas fotos.
  • Essa novidade visa ajudar os consumidores a ter uma ideia melhor de como as roupas vão lhes servir antes de comprar.
  • A gigante de tecnologia também lançou outras ferramentas de IA para gerar imagens e vídeos de produtos para anúncios.

Revolucionando as Compras Online com IA

Uma das piores partes das compras online é tentar adivinhar se uma peça de roupa realmente vai servir. Apesar de algumas marcas já contratarem modelos com tipos de corpo mais diversificados, o processo ainda requer uma boa dose de fé – ou fazer muitas devoluções.

O Google anunciou nesta terça-feira que está lançando uma nova maneira de lidar com esse problema de ajuste usando inteligência artificial generativa. As marcas que anunciam camisas femininas ou masculinas agora terão a capacidade de mostrar aos compradores como os produtos ficam em dezenas de modelos reais diferentes, sem tirar fotos adicionais.

Como a Ferramenta Funciona

Como a IA da Google Revoluciona a Experimentação de Roupas em 2024.
Source: engadget.com

A nova funcionalidade significa que digitar “cropped rendada” no mecanismo de busca do Google, por exemplo, pode retornar um anúncio com uma galeria clicável que mostra como um item parece em mulheres com diferentes tons de pele e tipos de corpo. A tecnologia tem a intenção de dar às pessoas que estão navegando à procura de roupas uma ideia melhor de como uma camisa ficará em alguém que se parece com elas ou com a pessoa para quem estão comprando.

Facilitando a Experiência de Compra

O novo formato de anúncio é uma extensão da ferramenta gratuita de experimentação virtual que o Google lançou para marcas no ano passado, nos resultados orgânicos de pesquisa. Ele funciona usando IA para combinar imagens de produtos dos comerciantes com fotos existentes de modelos. É um exemplo inicial de como o Google está adaptando sua tecnologia de IA generativa para atender seu lucrativo negócio de publicidade online.

Sem Necessidade de Compartilhar Medidas

O Google diz que as marcas não precisam compartilhar dimensões detalhadas das roupas com a empresa para que ela gere novas imagens de modelos usando-as. Isso torna a ferramenta de experimentação mais fácil de ser usada pelos anunciantes, mas também significa que ela não pode substituir uma boa e velha fita métrica se você quiser ter certeza se aquela blusa cropped será longa o suficiente para seu tronco.

Foco no Mercado de Compras

O formato de anúncio de experimentação virtual é uma das várias novas ferramentas de compras com IA generativa anunciadas hoje no evento anual do Google para anunciantes, o Marketing Live. O Google passou o último ano experimentando maneiras de como a IA generativa poderia aprimorar seu lucrativo negócio de anúncios online, que arrecadou US$ 61,7 bilhões em receita no último trimestre, um aumento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Competindo com Amazon e TikTok

As compras se tornaram uma área de foco para o Google, já que alguns comerciantes estão desviando seus gastos com anúncios para a Amazon, que viu sua receita publicitária aumentar impressionantes 24% no último trimestre em relação ao mesmo período em 2023. O Google também enfrenta concorrência do TikTok, já que os consumidores mais jovens cada vez mais usam o aplicativo como um mecanismo de busca de produtos que pode rapidamente mostrar vídeos de pessoas experimentando itens e testando-os para seus seguidores.

Novos Formatos de Anúncios com IA

Um dos novos formatos de anúncios anunciados hoje pelo Google permitirá que marcas vinculem vídeos curtos que fizeram – ou contrataram criadores para filmar – a seus anúncios no mecanismo de pesquisa do Google. Resumos de texto gerados por IA dos clipes serão incluídos abaixo. “Tenho três jovens da Geração Z em casa, e assistindo-os comprar, é muito baseado em vídeo”, disse Madrigal.

Gerando Imagens de Produtos com IA

O Google também lançou uma ferramenta que permite que empresas criem imagens totalmente novas de produtos geradas por IA, com base em fotos de campanhas de marketing anteriores e imagens que representam sua identidade de marca. Por exemplo, uma marca de artigos para casa poderia enviar uma foto de uma de suas velas e uma imagem de uma praia, e então pedir ao Google para “colocar a vela nessa praia, sob algumas palmeiras”.

Vantagens para Pequenas Empresas

Shannon Smyth, fundadora de uma empresa de perfumes e produtos de cuidados pessoais chamada A Girl’s Gotta Spa, disse que começou a usar as ferramentas de IA de imagem do Google no ano passado, quando a empresa começou a lançá-las pela primeira vez. Ela usa para gerar imagens para redes sociais, newsletters e sua loja na Amazon. “Tem me ajudado a ficar na mente dos clientes e clientes em potencial visualmente. Estou bastante confiante de que minha estética teria afundado ou eu teria abandonado muitos canais de mídia social sem essa opção”, afirmou Smyth.

Conclusão

Com essas novas ferramentas, o Google está tentando ajudar os anunciantes a criar imagens atraentes sem precisar gastar tanto tempo e orçamento com designers gráficos, fotógrafos, cenógrafos e modelos. Embora possa não ser uma boa notícia para esses trabalhadores, o gigante de tecnologia espera que a imagery de IA torne os anúncios mais envolventes e atraiam mais cliques – aumentando sua receita. Seja como for, a IA generativa está se tornando cada vez mais presente na publicidade online.

Leia mais: